É com grande tristesa, que como amante do futsal vejo esta noticia que marca um passo atraz na grande evolução que o futsal vinha a ter no nosso país.
Depois da UEFA ter decidido realizar a título experimental o europeu de sub-21, para em 2010 tornar a competição oficial, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu que não vai criar uma selecção para representar Portugal no europeu da categoria. Além do mais, a Federação decidiu acabar com os torneios inter-associações em sub - 15 e sub – 17, mantendo apenas os sub-19 masculinos e femininos.
Numa fase em que o Futsal se encontra em franco desenvolvimento a nível mundial, esta é mais uma decisão que faz recuar o desenvolvimento do Futsal português. A evolução dos jovens atletas lusos irá ser menor que a dos outros países, correndo-se o risco de, cada vez mais, os nossos campeonatos terem cada vez mais jogadores estrangeiros em detrimento dos portugueses.
Silva Pereira, vice-presidente da Associação de Futebol do Porto, disse que esta decisão “recuo no avanço da modalidade”. No entender do dirigente “não participar no euro sub-21 é dar a possibilidade aos outros de evoluírem e ganharem experiência que depois irá faltar aos nossos jogadores”.
“Acho que é dar um passo atrás depois de se ter lutado pela competição e a UEFA ter aceite criar a título experimental para depois tornar a competição oficial. Os torneios nacionais preparam os jogadores para estes poderem vir a englobar as selecções e a sua não criação é mais um passo atrás para a modalidade que vai morrer mais cedo ou mais tarde”, referiu Silva Pereira.
Com estas decisões, Portugal não só deixa que os outros países ganhem terreno no futsal senior, como tambem tira algum incentivo aos jovens da formação que sempre ambicionam disputar os torneio inter-associações!
In futsal.com
FutsalCentro
4 comentários:
Estes senhores da fpf nao sabem o que querem...
Depois admiram-se de nao termos jogadores NACIONAIS capazes de disputar taco a taco com as grandes seleccoes mundiais... E por essas e por outras que em portugal HA QUASE NENHUNS PIVOT's DE RAIZ. E de todo lamentavel
Muito bem visto...
Continuamos a regredir...
O sr.Anónimo tem toda a rasão, o futsal está em expanção em todo o mundo e Portugal que até nem tava muito mal posicionado nesta modalidade, começa a dar passos para traz!!!
devem-se ter lembrado que estavamos a evoluir acima daquilo que costumamos então algo estaria mal!!!
Acho que estas situações devem ser combatidas e os primeiros a dar resposta deveriam ser as Associações distritais, para mostrar ao orgão maximo nacional que está a cometer uma locura!!!
FF
A situação dos pivot's é só uma a juntar aos campeonatos distritais reduzidissimos!!!que vergonha!!!
Enviar um comentário